Carreira

Vida universitária: como aproveitar a faculdade ao máximo?

As expectativas ao ingressar na faculdade são muito altas! Seja para ter novas experiências, uma formação profissional qualificada, ou pelas pessoas interessantes que poderão fazer parte da sua vida para sempre, a vida universitária oferece inúmeras novidades e possibilidades.

Para poder aproveitar a faculdade ao máximo e tirar os melhores aprendizados possíveis dessa etapa de vida, confira 6 dicas úteis que separamos a seguir!

1. Engaje-se desde o primeiro dia

Estar na faculdade é um direito que foi conquistado após muito trabalho árduo, esforço e paciência. Por isso, sinta-se orgulhoso de sua entrada à vida universitária e esteja disposto e aberto a tudo que ela pode oferecer. 

Os comitês de boas-vindas apresentam inúmeras informações importantes, então vale muito a pena comparecer e ouvir o que os veteranos, professores ou demais palestrantes têm a dizer.

2. Frequente festas e faça amigos

A faculdade proporciona amizades que poderão durar por muitos anos. Conhecer pessoas e fazer novos amigos é fundamental tanto para a vida pessoal quanto a profissional, afinal, além de ter com quem dividir os momentos divertidos da faculdade, seus amigos poderão ser excelentes contatos profissionais no futuro.

Portanto, nem só de estudos se faz a vida universitária! A socialização é igualmente importante, seja para descontrair ou para aumentar o círculo social e profissional. 

3. Estude com afinco

O primeiro objetivo ao se ingressar na faculdade é aprender uma profissão. Portanto, estudar muito, adquirir competências, expandir os conhecimentos e tornar-se um excelente profissional são partes essenciais da vida universitária. Não é uma boa ideia negligenciar os estudos, pois suas notas e sua imagem contarão muito no futuro, dentro e fora da faculdade.

4. Participe academicamente

Além das aulas, a vida universitária garante diversas outras oportunidades para os estudantes ampliarem seus conhecimentos e impulsionarem o currículo. A participação em palestras, workshops, monitorias, grupos de debate e pesquisa são uma parte primordial da vivência na faculdade, além de garantirem uma formação mais completa. Também é muito interessante participar de programas de extensão e, se possível, fazer um intercâmbio.

5. Escolha bons estágios

Os estágios são excelentes ferramentas de entrada no mercado de trabalho, além de serem fundamentais para a formação do networking, a rede de contatos profissionais. Os estágios permitem um extenso aprendizado prático por meio do contato com profissionais da área e com situações reais, que poderão colocar em prova o valor dos estudos e da participação em pesquisas.

Ao longo da faculdade, fazer vários estágios pode ampliar seu campo de atuação, assim como permitir melhores chances de inserção futura. 

6. Organize seus horários 

Chegar a um equilíbrio entre estudos, trabalho, vida pessoal e lazer não é nada fácil, mas saber organizar os horários e manter essas esferas em harmonia é essencial para aproveitar a faculdade ao máximo e com tranquilidade.

Por isso, é preciso ter em mente que o segredo é não procrastinar e saber priorizar o que for mais importante e urgente. A partir desse equilíbrio, será possível seguir todas as dicas anteriores.

Para saber mais sobre a vida universitária e as vantagens profissionais que a faculdade tem a oferecer, assine a nossa newsletter!

Sobre o autor

Fernando Novais da Silva

Professor e Consultor, interessado em educação, arte, criatividade e empreendedorismo

Deixar comentário.

Share This