Carreira

Tipos de alunos: conheça os perfis mais comuns na faculdade

Cursar uma faculdade não significa apenas obter um diploma de ensino superior. A graduação proporciona experiências acadêmicas, pessoais e de vida que sempre serão levadas por quem a frequentou, criadas durante a convivência com o ambiente, professores e alunos.

Logo de cara, é fácil perceber que existem diferentes tipos de alunos, em cada curso, sala de aula ou centro de convivência. Cada um desses perfis traz uma cara diferente para a faculdade e ajuda a criar um ambiente de diversidade.

No post de hoje, falaremos sobre os perfis mais comuns na faculdade. Acompanhe!

1. O calouro animado

Todo começo de semestre, com a entrada de novos alunos, você vai se deparar com aqueles calouros que estão extremamente animados com a entrada na faculdade. São aqueles que participam de todas as aulas, discussões, encontros e festas, e sempre estão dispostos a participar das atividades.

Geralmente, a animação diminui ao longo dos semestres, mas existem aqueles que mantêm essa energia até a formatura.

2. O festeiro

Esse tipo de aluno é aquele que pensa que faculdade é sinônimo de festa. Ele está sempre em busca de uma agitação e não perde um evento. Ele é sempre o responsável por organizar os churrascos da turma e provavelmente fará parte da comissão da formatura. Esse perfil é muito comum, o cuidado principal é que, esse aluno começa a ficar tão interessado nas festas que esquece que o que ele está estudando é o curso na faculdade e não produção de eventos.

Costuma ser uma pessoa sociável, que se dá bem com todos da turma. Alguns conseguem conciliar as festas e os estudos, sem grande prejuízo.

3. O desinteressado

Esse aluno parece que se cansou da faculdade como um todo, das aulas, trabalhos, provas e até encontros e festas. Ele não se importa com nada, não ajuda com os trabalhos e é ausente em muitas aulas. Pode também ser conhecido como o turista, que só dá as caras na faculdade no dia de prova. è interessante lembrar que se esse for o seu perfil, cuidado pois se o curso for presencial, você é um forte candidato a reprovação por falta.

Conversar com outros colegas, professores ou coordenadores pode ajudar esse aluno a voltar a buscar seus interesses.

4. O dedicado

O aluno dedicado pode também ser chamado de nerd ou inteligente da turma. Ele costuma se interessar por todas as disciplinas, trabalhos e pesquisas. Sempre estuda a matéria, lê as referências bibliográficas passadas pelos professores e nunca atrasa uma entrega de trabalho. Participa bastante das aulas, fazendo e respondendo perguntas. Muitas vezes participa dos grupos de pesquisa, iniciação científica e certamente de tudo que é fornecido direta e indiretamente pela Faculdade. Esse cara entende que a faculdade não é somente a sala de aula, ele aproveita a faculdade fora do horário de estudo, ele vai aos laboratórios, ele usa a biblioteca física e virtual, se inscreve em todos os editais para cursos, workshop. Ele está na lista dos poucos estudantes que entendem que a construção do conhecimento é através da faculdade e não é a faculdade que constrói.

Nesse grupo, existem alunos mais tímidos e quietos, e outros extrovertidos, que unem estudos e amigos.

5. O brincalhão

Todo mundo já se deparou com aquele aluno que só quer zombar de tudo, dentro ou fora da sala de aula. Ele está sempre fazendo piadinhas com professores e alunos, descontraindo as aulas sérias e até atrapalhando algumas vezes.

Ele adora criar uma polêmica entre os alunos, e por isso precisa ter cuidado para não ofender ou deixar alguém mais tímido com vergonha.

6. O perdido

É muito fácil encontrar esse tipo de aluno em qualquer turma de faculdade. Ele estará sempre fazendo perguntas como: Que dia é a prova de cálculo? Qual o trabalho para ser entregue semana que vem? Que matéria foi passada na última aula? Onde eu entrego minha documentação para pegar a carteirinha?

Sem os colegas de turma, esse aluno atrasaria trabalhos e faltaria dias de prova.

Viu o tanto de tipos de alunos que é possível encontrar na faculdade? E esses são apenas alguns: existem também os alunos questionadores, populares, esquecidos, e vários outros.

Gostou de saber os tipos de alunos da faculdade? Então compartilhe esse texto nas suas redes sociais para que seus amigos também descubram!

Sobre o autor

Fernando Novais da Silva

Professor e Consultor, interessado em educação, arte, criatividade e empreendedorismo

Deixar comentário.

Share This