Carreira

Saiba como estudar melhor otimizando tempo e estudo

Quem já teve que estudar para alguma prova sabe o quanto pode ser difícil se concentrar e aproveitar totalmente o tempo. Surgem muitas distrações e, se o assunto for chato, qualquer motivo para fazer várias pausas é válido.

Então, como estudar melhor? Para ajudar você nessa tarefa, preparamos um guia com várias dicas para tornar seus estudos mais produtivos. Confira!

Tenha um espaço adequado

Muita gente estuda em casa, o que é totalmente normal, afinal, nem todo mundo mora perto de uma biblioteca ou de um espaço específico para estudos. Mas isso não é desculpa para estudar na cama ou em qualquer lugar da casa.

Separe um espaço da casa para estudar e faça de lá seu canto de sossego. Assim, evita-se dispersar das atividades e a produtividade aumenta.

Organize seu espaço

Uma mesa toda bagunçada, cheia de papéis, canetas, copos e livros, além de não ser muito convidativa, é uma armadilha para quem busca melhorar o desempenho nos estudos. Por isso, se a situação do seu espaço de estudos está péssima, arregace as mangas e comece a arrumar tudo!

O ideal é manter a mesa onde ficam os cadernos e anotações livre de copos, comida e livros que não estão sendo usados. O material didático deve ser organizado por assunto, o que facilita a localização dos itens. Assim, você não perde tempo procurando apostilas e consegue aproveitar melhor seu espaço.

Faça um cronograma

Se você já organizou toda a sua mesa de trabalho, também vai querer organizar a sua rotina de estudos. Monte um cronograma com os assuntos que você precisa estudar e o tempo que deve dedicar a cada um.

Avalie quanto tempo você tem até a prova e organize seu conteúdo programático de acordo com esse tempo. Por exemplo, se ainda faltam meses até o teste, você pode aprofundar mais todos os assuntos. Conforme o prazo aperta, o ideal é iniciar revisões do conteúdo e fazer simulados.

Não subestime as matérias em que você tem facilidade! Aproveite seus pontos fortes e aprofunde seus conhecimentos ao máximo, mas separe um tempo específico para lidar com disciplinas que você tenha dificuldade.

Cuide da saúde

Não adianta nada estudar muitas horas seguidas e dormir pouco e se alimentar inadequadamente. Para absorver as informações com eficiência, é necessário ter um tempo de sono mínimo de 6 horas diárias e consumir alimentos saudáveis, que vão ajudar o cérebro a se alimentar e se concentrar melhor.

O mesmo vale para a sua saúde mental. Muita gente desenvolve problemas como ansiedade e depressão em decorrência da pressão dos estudos. Reserve um tempo para limpar sua mente e se dedicar a algum hobby ou apenas descansar. Mantenha os amigos e família por perto e, se necessário, peça ajuda de um profissional.

Evite a procrastinação

Sabe quando você tem uma tarefa grande para fazer, mas prefere fazer inúmeras tarefas pequenas antes para adiar o máximo possível? Isso é procrastinação! E, por mais que pareça difícil, é bem simples de vencê-la: apenas siga seu cronograma de estudos.

É um esforço diário que, aos poucos, vai se tornar um hábito. Dessa forma, você não perde tempo com atividades menos importantes e tem mais energia para “atacar” o principal problema.

Nem sempre é fácil conciliar os estudos com outras atividades, mas com muita organização e força de vontade, é possível tornar a rotina mais fácil e produtiva. Agora que você já sabe como estudar melhor, compartilhe esse texto nas suas redes sociais!

Sobre o autor

Fernando Novais da Silva

Professor e Consultor, interessado em educação, arte, criatividade e empreendedorismo

Deixar comentário.

Share This