Carreira

Saiba como elaborar o seu plano de carreira

Ano novo, vida nova. A frase é clichê, mas faz todo o sentido quando falamos de plano de carreira. Afinal, esse é o momento ideal para desenvolvê-lo, pois estamos com a mente tranquila e pronta para traçar o ano à frente. 

O plano de carreira é de extrema importância para qualquer profissional. Ele ajuda a conquistar o sucesso e conseguir estabilidade no emprego dos sonhos. 

No entanto, é preciso levar em consideração que isso não é feito da noite para o dia, muito pelo contrário: exige planejamento, foco e dedicação. Pensando nisso, listamos algumas orientações para que você aprenda como executá-lo. 

Quer desenvolver um ótimo plano de carreira? Então, continue acompanhando nossa leitura!

Avalie seus gostos pessoais

Não há outra forma de começar um plano de carreira sem passar por uma avaliação pessoal. Para muitos, avaliar-se é uma tarefa difícil, afinal, é necessário identificar os pontos fortes e fracos, os principais valores e os talentos que possui. 

Todavia, essa é uma etapa fundamental, pois ajuda a ter clareza sobre o que você pretende seguir em sua área de atuação e aonde pretende chegar. 

Uma das vantagens da faculdade é a possibilidade de conhecer novos gostos pessoais, sendo importante, então, aproveitar cada trabalho em grupo, palestras ou eventos a fim de potencializar o seu conhecimento.

Defina seus objetivos 

Um bom plano de carreira deve incluir seus objetivos pessoais e profissionais. Pense como e onde você gostaria de estar daqui a 5, 10, 15 ou até 20 anos. Essa reflexão ajudará a definir quais são as ferramentas necessárias para que você conquiste as suas metas. Aqui, vale escolher desde uma promoção até um emprego novo, ou abrir seu próprio negócio. 

Para que você não perca a motivação com seu plano de carreira, defina metas reais, isto é, que dependem exclusivamente de você para alcançá-las. Caso contrário, é possível que você fique frustado por não atingir seus sonhos e perca o foco não somente na vida profissional, mas também na pessoal. 

Crie estratégias 

Outro ponto importante em relação ao plano de carreira é a definição de estratégias. Sem elas, você estará atirando no escuro e seus objetivos ficarão mais difíceis de serem alcançados. Abaixo, listamos algumas dicas para que você possa potencializar seus resultados. 

  • Invista em sua capacitação profissional;
  • Desenvolva suas habilidades;
  • Faça novos cursos;
  • Amplie seus conhecimentos;
  • Aprenda um novo idioma. 

Quando acertamos nessas estratégias, a chance de conquistar um salário maior na empresa só aumenta. 

Inspire-se em grandes nomes 

Qual é a sua referência profissional na área em que atua? Tendo essa resposta na ponta da língua, você certamente conseguirá desenvolver um plano de carreira com mais facilidade. 

Ao se inspirar em profissionais de sucesso, você poderá aprender com os erros e acertos de cada um, além de tê-los como estímulo para batalhar pelos seus próprios objetivos. Indiferentemente de qual carreira você queira seguir, não faltam exemplos de excelentes profissionais que ousaram e conquistaram ótimos resultados. 

Dito isso, vale destacar que apenas ter boas referências não é suficiente; também é fundamental investir nos estudos para garantir sucesso profissional

Vá à luta e crie seu plano de carreira

Agora que você já definiu suas metas e criou suas estratégias, coloque a mão na massa. Lembre-se de anotar todos os detalhes do seu plano de carreira para que você consiga acompanhar o seu desempenho e alterar alguns detalhes, caso ocorra algum imprevisto. 

Ao desenvolvê-lo, trace metas claras e que estejam de acordo com sua realidade, capacidades e competências. Dessa forma, você perceberá o quanto o investimento valeu a pena no futuro. 

O que achou das nossas dicas e informações? Pronto para alavancar sua carreira e seus estudos? Sinta-se à vontade para compartilhar esse post nas redes sociais!

Sobre o autor

Fernando Novais da Silva

Professor e Consultor, interessado em educação, arte, criatividade e empreendedorismo

Deixar comentário.

Share This