Carreira

Qual faculdade fazer? Veja como escolher o curso perfeito para você!

O ensino médio terminou. Todos os seus amigos estão fazendo Enem e vestibulares, mas você ainda está um pouco confuso. Ainda não sabe qual faculdade fazer, qual curso escolher. Se esse é o seu caso, não se preocupe!

Muitos jovens passam por essa fase. Indecisões e inseguranças em relação ao futuro acadêmico e profissional são normais. No entanto, existem várias dicas para te ajudar nesse processo e fazer a escolha certa.

Pensando nisso, preparamos um post com as melhores dicas e conselhos para te ajudar a decidir qual faculdade fazer. Fique ligado!

1. Conheça bem os seus gostos e interesses

Quais matérias você gostava durante o colegial? Em qual delas você ia bem, tirando as melhores notas? Em qual delas ia mal, mas, mesmo assim, gostava? Quais delas você definitivamente não gostava?

Antes de escolher qual faculdade e curso vai fazer, é muito importante você saber a reposta de todas essas questões. As matérias que você gostava ou mandava bem são fortes indícios das suas preferências. Servem como bússolas pessoais na hora de decidir qual curso você gostaria de fazer.

Escolher o caminho certo é mais fácil quando você sabe exatamente quais são seus interesses e gostos.

2. Faça testes vocacionais ou consulte um psicólogo

Você pensou sobre os seus gostos e interesses, refletiu bem sobre as suas preferências ao longo do colegial, mas, ainda assim, está um pouco confuso? Calma!

Existem vários testes vocacionais para te auxiliar. Eles foram criados justamente para ajudar no processo de autodescoberta. Na dúvida, não hesite: faça um teste online ou algum de uma revista especializada em carreiras profissionais.

Consulte também um psicólogo. Ele ajudará a descobrir os seus interesses acadêmicos e profissionais, além de encontrar um curso e uma faculdade que atendam seus gostos e necessidades.

3. Encontre um curso que atenda aos seus interesses

Analisou bem quais eram as matérias que gostava de estudar no colegial? Fez um teste vocacional ou consultou um psicólogo? Agora, procure um curso que atenda aos seus interesses.

De forma geral, os cursos nas faculdades estão divididos em três grandes áreas: humanas, biológicas e exatas.

Na área de humanas, são estudadas as relações do homem com a sociedade, com a economia, com as ideias e com a linguagem. A carga de leitura é alta e muitos avaliações são feitas na forma de textos escritos, seminários e trabalhos em grupo.

Se você lia bastante, ia bem nas redações no ensino médio e adorava as aulas de história e de geografia, é bem provável que esse seja o melhor caminho. Cursos da área de humanas incluem: Letras, Ciências Sociais, História, Filosofia, Economia, Direito, Jornalismo, Administração, dentre outros.

Na área biológica, a ênfase é no estudo do mundo animal e vegetal e na saúde dos seres vivos. As aulas são mais expositivas ou realizadas em laboratórios. As avaliações podem ocorrer na forma de provas escritas, relatórios de experimentos ou seminários.

Essa área é perfeita para quem gostava de biologia na escola ou pensa em trabalhar na área de saúde e empresas ligadas ao meio ambiente. Exemplos de cursos de área biológica são: Biologia, Medicina, Biomedicina, Enfermagem, Nutrição, Educação Física e Medicina Veterinária.

Na área de exatas, o enfoque é o raciocínio espacial e lógico, o estudo numérico, as pesquisas quantitativas, construções de protótipos, etc. As aulas são mais expositivas ou feitas em laboratórios, com avaliações feitas em provas, listas de exercícios e relatórios.

Se você mandava bem em matemática, física ou em química e pensa em estudá-los de forma mais aprofundada, esse é o seu caminho. Podemos citar como exemplo de cursos da área de exatas: Engenharia, Matemática, Física e Química.

4. Pesquise o mercado de trabalho

É claro que é essencial você encontrar um curso que ama. No entanto, é importante também saber como conciliar seus gostos com bons salários e rotinas de trabalho.

Tente, nessa etapa, encontrar um curso que una suas paixões com uma vida profissional que te agrade!

Por isso, é importante pesquisar o mercado de trabalho da sua área. Então, vá a palestras, converse com amigos que trabalham, procure na internet. Vale de tudo para se saber como andam os profissionais que se formaram no curso que você escolheu.

5. Encontre a faculdade certa

Você achou um curso perfeito e pesquisou sobre a situação dos profissionais no mercado de trabalho. Ótimo! O próximo passo é encontrar a faculdade certa para você.

Diferentes faculdades oferecem cursos distintos. Algumas são mais voltadas para o mercado de trabalho, outras mais voltadas para a vida acadêmica. Então, pesquise bem para ver qual faculdade oferece o curso e o direcionamento que você quer tomar.

Além disso, fique atento para as grades curriculares, as disciplinas e os módulos oferecidos em cada uma. O mesmo curso pode ter um enfoque diferente dependendo da faculdade que você escolher.

6. Prepare-se para o vestibular 

Agora falta uma parte essencial nesse processo: preparar-se para entrar na faculdade.

As faculdades no Brasil têm algum tipo de processo de seleção. O mais tradicional é o vestibular. Geralmente ele consiste numa prova escrita ou de múltipla escolha que pode ocorrer num dia ou mais ou em várias fases distintas.

Informe-se e se prepare exatamente para as provas seletivas da faculdade que você quer fazer. Cada vestibular é um pouco diferente entre si. 

7. Tenha paciência  

Deu tudo certo e você passou no vestibular. Está cursando a faculdade que tanto queria!

Agora tenha paciência. Muita gente entra na faculdade e demora para se adaptar. As provas são mais exigentes, as aulas mais complexas, os trabalhos são mais difíceis. Essa sensação de estranhamento inicial é normal. 

Dê tempo ao tempo para se adaptar. Concentre-se nos estudos. Faça novos amigos. Descubra como funciona essa nova realidade. Adapte-se a essa nova fase da vida. A sensação de estranhamento logo passa e você deve se adaptar ao curso que escolheu.

8. Permita-se mudar de rumo

Também não pense que sua decisão está inscrita em pedra e é imutável. Se mesmo depois de muito esforço e dedicação você sentir que não encontrou o que queria, permita-se mudar de rumo. 

Muitas faculdades têm provas de transferência ou possibilitam que você faça disciplinas de outros cursos. Então, fique atento e busque uma melhor opção. Nunca é tarde para partir em busca do que você realmente gosta e realizar seus sonhos profissionais.

Ainda em dúvida de qual faculdade fazer? Assine a nossa newsletter e receba mais informações sobre cursos ideais para você!

Sobre o autor

Fernando Novais da Silva

Professor e Consultor, interessado em educação, arte, criatividade e empreendedorismo

Deixar comentário.

Share This