Carreira

O que fazer para criar o hábito da leitura

Você é do tipo que tem arrepios só de pensar em pegar um livro pra ler? Fica imaginando como as pessoas conseguem passar horas lendo aqueles volumes imensos e cheios de páginas? Aprenda como criar o hábito da leitura!

Gostar de ler não é um dom que algumas pessoas têm e outras não. É apenas treinamento, como ir à academia todos os dias: não é gostoso carregar peso, mas no fim dos exercícios você se sente revigorado e recompensado!

Os benefícios de introduzir a leitura na sua rotina

Criar o hábito da leitura traz inúmeros benefícios para a nossa vida. A lista é extensa, mas podemos citar alguns:

Abaixo, preparamos um guia simples de como criar o hábito da leitura e mostramos o passo a passo correto a seguir para ter viagens incríveis sem sair do lugar! Vamos lá?

1. Identifique seus assuntos preferidos

Se você gosta de plantas, procure ler conteúdos que tratam de botânica; se prefere cinema, leia livros que deram origem a filmes que você gostou de assistir. Além de essa simples dica ser bastante eficaz pra ajudar a criar o hábito de leitura, ela também pode auxiliar você a encontrar o melhor caminho para o seu futuro.

Mas, se por acaso, você ainda não sabe muito bem quais assuntos mais lhe interessariam num livro, consultar a lista dos mais vendidos é uma excelente ideia. Afinal, se determinada história agrada a uma quantidade considerável de pessoas, existem grandes chances de que ela agrade você também. 

2. Leia um pouco diariamente

Toda atividade, em seu início, deve ser feita com calma e aos poucos. Com a leitura, não é diferente. Portanto, não tente ler por horas seguidas, pois existe o perigo de que o prazer da leitura se transforme em algo enfadonho, devido ao hábito ainda não adquirido.

Uma boa dica é começar folheando jornais e revistas, em busca de matérias que lhe interessem. Assim que encontrar uma, leia-a até o final. Faça isso todos os dias! Aos poucos, sem perceber, você estará lendo por mais tempo e fazendo leituras mais densas.

3. Encontre o espaço adequado

O espaço que vai usar para criar o hábito da leitura deve seguir apenas três regrinhas:

  • Ser agradável;
  • Ser confortável;
  • Ser bem iluminado.

Experimente também colocar uma música de fundo; talvez você faça parte do seleto grupo de pessoas que precisam de um som nos ouvidos para se concentrar melhor!

É uma ótima ideia também carregar o livro sempre com você, caso seja uma pessoa extremamente atarefada. Assim pode aproveitar aqueles minutos no ônibus ou na fila do banco para se distrair com ele.

4. Deixe a tecnologia para depois

Ler um livro vai muito além do ato cognitivo em si. É um ritual que envolve tato, olfato, visão, imaginação e emoção. Aproveite que está começando agora e experimente degustar um livro impresso. Depois, quando a leitura for algo tão comum na sua vida quanto comer — e acredite que será! — você pode partir para os e-books (livros digitais) sem problema algum.

5. Visite sebos!

Depois de cumprir a missão do primeiro livro, você vai querer mais, acredite! E uma ótima fonte pra alimentar a sede de mais leitura são sebos, nos quais você poderá encontrar excelentes títulos a preços bem em conta.

Quer mais dicas como essas? Assine nossa newsletter e tenha acesso a conteúdos exclusivos!

Sobre o autor

Fernando Novais da Silva

Professor e Consultor, interessado em educação, arte, criatividade e empreendedorismo

Deixar comentário.

Share This