Carreira

O que fazer no dia a dia para viver melhor?

O que é qualidade de vida para você? Para muitas pessoas, é a recompensa inevitável para quem alcança o sucesso e realização financeira. Mas a verdade é que, apesar de ser uma conquista valiosa, longe de ser um privilégio, ela é o reflexo de uma série de atitudes.

Isso quer dizer que, mesmo com poucos recursos financeiros, é possível viver melhor e desfrutar dos benefícios colhidos com a prática de bons hábitos e mudança de perspectiva em relação à rotina.

Quer saber como você pode melhorar o seu dia a dia a partir de pequenos ajustes? Confira a lista que preparamos e descubra 4 práticas que podem transformar sua vida!

1. Dormir adequadamente

Os benefícios de uma boa noite de sono são inúmeros. Além de melhorar o humor e reduzir o estresse, dormir adequadamente consolida a capacidade de retenção de memórias, o que é fundamental para quem estuda e quer ter bom desempenho em provas e processos seletivos.

Isso sem falar que também ajuda a evitar o ganho de peso, aumenta a performance atlética e a imunidade a doenças como gripes e resfriados.

2. Estabelecer metas realistas e trabalhar para alcançá-las

Saber como vai investir seu tempo e energia durante o dia é uma atitude que passa inevitavelmente pelas metas que você estabelece. Sem objetivos, você se arrisca a ter sua rotina afetada por sentimentos negativos e depressivos.

Por isso, estabeleça metas em torno de interesses que tenham significado na sua vida e defina estratégias para alcançá-las e não perder tempo com ideias vagas. Sobretudo, pergunte-se:

O que você quer da vida?

Em vez de buscar metas que não podem ser quantificadas, defina objetivos específicos para que você possa visualizar e medir o que é necessário para concretizá-los.

Digamos que você queira ingressar na universidade e ganhar dinheiro, por exemplo. Então, defina onde você quer estudar, qual profissão quer seguir e quanto deseja ganhar.

Quando você quer concretizar seus objetivos?

Seja realista e divida seu objetivo em conquistas diárias. Calcule quantas dessas pequenas vitórias são necessárias para chegar a ele.

Por que eles são importantes?

Quando você tem convicção de que suas metas de vida valem todo o esforço dedicado e que vai encontrar a felicidade ao alcançá-las, desistir é uma opção que vai passar longe dos seus planos.

3. Investir mais em experiências e menos em bens materiais

Muitas pessoas medem qualidade de vida e felicidade pelos bens materiais que adquirem. Não é à toa, já que vivemos uma realidade voltada para o consumo. Mas não se engane: a satisfação encontrada com a aquisição de bens é passageira e, logo, a atenção se volta para uma nova compra.

A receita para uma vida melhor, portanto, é investir mais em experiências que não apenas trazem satisfação, mas, sim, resultem em lembranças felizes e duradouras.

Avalie as possibilidades que despertam seu interesse e entusiasmo e se reinvente para manter sua vida em movimento e sair do círculo vicioso do consumo, comprando menos por impulso, e mais de acordo com as suas necessidades.

4. Eliminar maus hábitos para viver melhor

Apesar de não ser uma tarefa tão simples, eliminar maus hábitos é um compromisso essencial que você deve assumir para viver melhor. Para não se frustrar e desistir da tarefa diante da primeira dificuldade, seja paciente e direcione seu foco para eliminá-los aos poucos, traçando estratégias para lidar com um de cada vez.

Também, tenha em mente que vários hábitos ruins são repetidos sem que a pessoa se dê conta do que está fazendo. Assim, procure identificar o que desencadeia essas atitudes e trabalhe para reduzir a sua exposição às circunstâncias que as estimulam.

Quando tiver recaídas e falhar com seu compromisso, faça anotações e tente entender por que aconteceu e o que você deve evitar para não repetir o erro.

Gostou das dicas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais e mostre aos seus amigos o que eles podem fazer para ter mais qualidade de vida!

 

Sobre o autor

Faculdade São Fidélis

Deixar comentário.

Share This