Carreira

Gestão do tempo: saiba como se organizar no período da faculdade

Você começou a fazer faculdade recentemente e sua vida se tornou uma bagunça? Ou então já é veterano, mas ainda não se acostumou à rotina de provas, trabalhos e estudos? Então você precisa desenvolver algumas técnicas de gestão do tempo e se organizar melhor no período da graduação.

Nós temos algumas dicas para que você consiga focar na sua vida acadêmica sem deixar de lado seus hobbies e atividades sociais. Ficou curioso? Então confira as nossas orientações.

1. Faça uma lista diária de tarefas

Para que você consiga se organizar de melhor maneira, é importante fazer uma lista diária de tarefas a serem realizadas. Sempre no início da manhã, faça um levantamento de tudo aquilo que precisará ser feito durante o dia. Elenque todas as suas atividades, como estudar para provas, pesquisar para um artigo, ir para o seu estágio etc.

Feito isso, organize as atividades por ordem de importância e estabeleça o tempo necessário para cumpri-las. Existem diversos aplicativos de agenda, como o Evernote, que podem ajudá-lo nessa tarefa.

2. Reserve um momento do dia para estudar

É importante que você reserve um horário pré-estabelecido para colocar os estudos em dia. Se você deixar para estudar a hora que “tiver um tempo”, sempre irá realizar outras atividades e deixar os estudos de lado.

Por esse motivo, reservar uma ou duas horas por dia para fazer leituras, organizar os materiais e revisar as anotações das aulas é sempre muito importante.

3. Tome cuidado com as distrações

Você já parou para pensar quanto tempo perde por dia acessando as mídias sociais ou acessando conteúdos fúteis na internet? É claro que você não precisa cortar totalmente isso da sua vida, mas saber evitar distrações é fundamental para ter o tempo otimizado.

Quando estiver estudando ou fazendo alguma outra atividade do seu dia a dia, evite acessar mídias sociais, ver televisão ou realizar outras atividades paralelas que te distraiam de seu objetivo principal.

4. Durma mais

Pode até parecer contraditório aconselharmos que você durma em um artigo que fala sobre gestão do tempo, mas acontece que dormir bem é essencial para que você consiga ter um dia mais produtivo.

Quando dormimos pouco ou mal, nosso corpo tende a ficar mais cansado e nossas atividades não rendem como deveriam no decorrer do dia. Por isso, nada de ficar até altas horas da madrugada na internet ou assistindo seriados, hein?

5. Faça atividades físicas

Para aproveitar melhor o seu dia a dia na faculdade e ter uma rotina mais otimizada, também é importante que você faça atividades físicas. Isso não significa que você precisa passar horas do seu dia na academia. Muitas vezes, apenas uma caminhada na pracinha perto da sua casa pode ser ideal, por exemplo.

Corpo e mente precisam estar alinhados para que você consiga desempenhar as atividades da faculdade com a corda toda e garantir sempre boas notas nos trabalhos e provas.

O período da faculdade é um dos mais importantes e marcantes das nossas vidas e é por isso que você precisa fazer uma boa gestão do tempo, para aproveitar bem cada um desses momentos especiais. E se quiser saber mais sobre rotina acadêmica e outros assuntos similares, assine a nossa newsletter e receba nossas dicas sempre em primeira mão no seu e-mail.

Sobre o autor

Fernando Novais da Silva

Professor e Consultor, interessado em educação, arte, criatividade e empreendedorismo

Deixar comentário.

Share This