Carreira

Estabilidade financeira: veja o que fazer para alcançá-la

Cuide bem do seu dinheiro. Com certeza, você já ouviu esse conselho ou algo parecido. Mas, na prática, sabemos que é bem complicado. Não é mesmo?

Quando o salário é apertado, fica difícil renunciar aos poucos confortos que estão acessíveis para começar a guardar dinheiro. Quem não quer um celular moderno, uma roupa nova, ou viajar com os amigos?

Reunimos, aqui, dicas de como melhorar progressivamente a sua situação econômica até alcançar a qualidade de vida desejada.

Siga as nossas dicas para conquistar tranquilidade em momentos de crise e ter acesso a produtos e serviços.

Mantenha o orçamento equilibrado

Gastar menos do que ganha é uma regra que nunca pode ser quebrada. Caso contrário, os resultados serão dívidas e muitos transtornos. O ideal é guardar pelo menos 10% de seu orçamento todo mês.

1. Controle seus gastos e rendimentos

Existem vários modelos de planilhas para controle dos gastos. Mas você pode se organizar até mesmo usando um caderno. O essencial é ter disciplina para anotar tudo. Estabeleça um momento da semana para essa tarefa.

Registre o que recebe de salário e outros rendimentos (como um serviço extra, por exemplo). Também relacione todos os seus gastos: aluguel, alimentação, prestações, ônibus, lazer — nada deve ficar de fora.

2. Pense antes de comprar

Muitas pessoas são levadas a consumir por impulso e acabam comprometendo grande parte da renda. Para evitar que isso aconteça, é importante refletir sobre aquilo que você realmente necessita.

Pesquise o preço da mercadoria em várias lojas e também na internet. Faça escolhas conscientes para usar bem os seus recursos. E pague preferencialmente à vista. Fuja do cartão de crédito!

3. Elimine dívidas

Evite contrair empréstimos, a menos que isso seja indispensável para adquirir algo que lhe traga retorno no futuro. Por exemplo, ao financiar um imóvel ou curso universitário.

Dívidas geradas para cobrir buracos no orçamento sinalizam um padrão de consumo inadequado.

Além de gastar antecipadamente um dinheiro que ainda não tem, você estará sujeito a juros e penalidades. Faça o esforço possível para eliminar dívidas o quanto antes.

Agregue valor ao seu trabalho

É melhor aproveitar a juventude para correr atrás de sua qualificação profissional, mesmo que isso represente algum sacrifício. Acredite: esse é o momento da vida em que haverá maior suporte da família e energia para superar obstáculos.

O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo. Para se destacar, um curso superior pode oferecer diferenciais importantes.

Uma boa graduação vai expandir seus horizontes e fornecer a bagagem teórica necessária para o seu bom desempenho profissional. Frequentar a faculdade também abrirá portas para você se relacionar com pessoas do mercado.

Além de incentivos do governo, como as bolsas do ProUni (Programa Universidade para Todos) e empréstimo facilitado do FIES (Fundo de Financiamento Estudantil), várias instituições particulares também oferecem alternativas viáveis.

Tenha foco em seus objetivos

No início do texto, reconhecemos que é difícil abrir mão de algumas coisas. Por isso, é importante ter clareza de onde você pretende chegar.

No livro “Pai rico, pai pobre”, existe uma metáfora sobre isso: a corrida dos ratos. É uma referência à roda que existe na gaiola dos hamsters para que eles possam se exercitar. Apesar do esforço, os mascotes continuam no mesmo lugar.

Ou seja: fuja da zona de conforto e faça um plano focado para alcançar as suas metas!

Procuramos mostrar, neste post, a importância do planejamento para que você seja capaz de alcançar a sua estabilidade financeira. Liberte-se do ciclo de dependência e frustrações. Exerça plenamente o seu potencial e desfrute o que a vida tem de melhor!

Agora, com boas dicas anotadas, compartilhe o nosso post em suas redes sociais e interaja com os seus amigos! Quem sabe você consegue motivá-los também?

Sobre o autor

Fernando Novais da Silva

Professor e Consultor, interessado em educação, arte, criatividade e empreendedorismo

Deixar comentário.

Share This