Carreira

Entenda as vantagens de fazer um concurso público

Seguir carreira no setor público é muito atraente para grande parte dos trabalhadores brasileiros. Além de ser o meio de acesso, uma das vantagens de fazer um concurso público é a inexistência das traumatizantes entrevistas de emprego.

Cada vez mais pessoas buscam trabalhar no setor público, principalmente devido à crise econômica que tem assolado o país e diminuído drasticamente as vagas disponíveis no setor privado.

Se você também está considerando essa opção, acompanhe a seguir as principais vantagens de fazer um concurso público.

Conseguir estabilidade no emprego

Apesar de algumas empresas públicas, autarquias e sociedades de economia mista — como a Petrobras, por exemplo — contratarem servidores pela CLT, trabalhar no setor público representa estabilidade e segurança no cargo ocupado.

O trabalhador do setor público que não é contratado pela CLT enquadra-se no regime estatutário. Neste, é preciso cumprir apenas três anos de estágio probatório: dentro desse período não deve cometer faltas graves nem ser negligente ou agir de má-fé. Ao cumprir o tempo e esses requisitos, a estabilidade no emprego é garantida!

Ao se tornar servidor público, as possibilidades de você ser demitido serão mínimas. E, se tal ocorrer, ainda será preciso que seus superiores movam um processo administrativo, no qual você terá direito a ampla defesa, conforme a legislação. Além disso, diferentemente do que acontece na iniciativa privada, nenhum trabalhador pode ser demitido sem justa causa ou de forma arbitrária. Isso tudo faz com que seja verdadeiramente rara a demissão de um funcionário público.

Receber maiores salários

É claro que nem todos os cargos públicos oferecem salários astronômicos, no entanto, em média, eles são bem superiores àqueles praticados na iniciativa privada. O candidato selecionado para atuar nas funções mais bem remuneradas deve se dedicar bastante para ser selecionado via concurso público, o que não é tarefa fácil. Dessa forma, nada mais justo que ter um bom salário, não é mesmo?

O setor público no Brasil talvez seja a única área que oferece salários maiores que aqueles pagos nos Estados Unidos: fiscais da Receita Federal, por exemplo, recebem entre R$ 15-22 mil mensais.

Outra das vantagens de fazer um concurso público é que os horários de trabalho são fixos, permitindo ao trabalhador mais tempo para cuidar de si mesmo e de sua família, uma vez que não se cumprem horas extras em quase nenhum dos inúmeros cargos públicos de municípios, estados e federação.

Concorrer em igualdade de condições

Ao buscar um emprego, pessoas de mais idade são discriminadas. Alguns empregadores consideram que não são tão produtivas quanto os mais jovens; outros, que não são capazes de acompanhar as inovações tecnológicas. Enfim, a partir de certa faixa etária é realmente um enorme desafio conseguir boas oportunidades na iniciativa privada.

No setor público, isso não ocorre. Qualquer pessoa pode conseguir um emprego com base somente em suas capacidades — demonstradas pela aprovação em concurso.

No polo oposto, o jovem também encontra muitas portas fechadas quando procura o seu primeiro emprego porque praticamente todas as empresas utilizam a experiência profissional como critério de seleção. Em contrapartida, os concursos públicos não exigem experiência prévia do candidato e o fator determinante para a escolha é unicamente o resultado da prova.

Desfrutar de estabilidade, ter um bom salário e concorrer a uma vaga com critérios claros, justos e democráticos são as principais vantagens de fazer um concurso público no Brasil. Com dedicação aos estudos e muita força de vontade é possível conseguir um excelente emprego no setor público e obter tranquilidade para você e sua família. Pense nisso!

Já conhecia as vantagens de fazer um concurso público? Compartilhe este artigo nas redes sociais e não deixe de acompanhar nosso blog!

Sobre o autor

Faculdade São Fidélis

Deixar comentário.

Share This