Educação

Educação a distância: O que é isso?

FAZER FACULDADE? SIM
Fazer uma faculdade, pode ser o desejo de inúmeras pessoas. Porém, às vezes algumas variáveis acontecem em movimento contrário a esse desejo, como uma carreira tumultuada e dedicada de um jeito que dificulte dedicar tempo para outras atividades, a família, os filhos pequenos, complicações financeiras também podem influenciar na tomada da decisão em direção ao seu desejo.

O EAD

Que bom que esse cenário já não é um cenário tão problemático como há alguns anos atrás. Atualmente, a sociedade em geral tem acesso a cursos de educação na modalidade a distância de forma online ou offline. Esse é o chamado EaD (Ensino a Distância).

Existem inúmeras vantagens do ensino a distância, entre as várias vantagens do EaD, destacamos a dinâmica pratica de estudar da forma que quiser, a conveniência, a flexibilidade com o item mais caro da atualidade, o tempo, e estatisticamente os valores dos cursos mensalmente estão 30% mais baixos que os cursos na modalidade presencial.

O DESAFIO DO EAD

Mas não é só de alegrias que o EAD é feito, é importante atentar-se que por se tratar de um curso que será totalmente de sua responsabilidade, a disciplina e planejamento são duas competências que você terá que desenvolver para se dar bem, além de foco em dobro para compreender os conteúdos que estão cada vez mais práticos, e bem desmembrados, ou seja, os conteúdos são confeccionados por um professor atual que entende a necessidade do aluno que estuda sozinho.

AS INSTITUIÇÕES MODERNAS

Outro atributo fantástico do EAD é que as instituições que praticam essa modalidade, disponibilizam conteúdos atuais com espaços de compartilhamentos de ideias e discussões que normalmente não aconteceriam em cursos presenciais. São os famosos fóruns, nesses fóruns participam, alunos, tutores, mestres, doutores, especialistas das áreas que fazem com que a discussão esteja sempre em um nível acadêmico. Esses espaços também são utilizados para eliminar dúvidas e facilitar a aprendizagem. Já está tão comum o EAD que muitos estudantes optam por estudar dessa forma pois consideram melhor que a forma tradicional.

A última mas não menor informação relevante sobre o EAD que não pode ser desconsiderada é o local. Mesmo as faculdades sendo a distância, o principal fator de escolha dos estudantes, segundo estudo da consultoria HOPER, é a localização. Outro detalhe importante é como será a prova, as instituições tem liberdade para fazerem no formato que quiserem, elas têm autonomia em como distribuir o conteúdo, sendo assim, é importante conhecer esse “detalhe”.

E O MEC?

O ponto determinante é que o curso caso superior, seja reconhecido pelo MEC, e essa informação é muito fácil de conseguir, basta entra no site  http://emec.mec.gov.br/ e conferir. O último critério dos alunos atualmente é o nome da instituição, porque o MEC em 2016 e 2017 atualizou todo o processo de validação das instituições, sendo assim as instituições que não oferecerem qualidade não abrirão as portas.

NÃO FIQUE PARA TRÁS

Então, caso você realmente queira transformar a sua vida, terá que aprender, e a aprendizagem precisa de um caminho, esse caminho é a faculdade, não perca tempo. Mesmo que não tenha uma escola técnica ou faculdade perto, pode contar com o EaD. Existem cursos de muita qualidade ao seu alcance, aproveite as oportunidades! Tic tac, o tempo está passando, não fique para trás.

Sobre o autor

Fernando Novais da Silva

Professor e Consultor, interessado em educação, arte, criatividade e empreendedorismo

Deixar comentário.

Share This