Carreira

Conheça as principais habilidades exigidas pelo mercado de trabalho

Com a complexidade do mundo contemporâneo, o mercado de trabalho tem se tornado cada vez mais exigente, buscando por profissionais altamente capacitados e treinados. Afinal, não basta apenas ser produtivo, é necessário ter uma série de habilidades que tornam um colaborador completo e apto a exercer diversas funções. 

O profissional precisa estar alinhado aos valores e às metas da organização, apresentando um trabalho diferenciado, capaz de contribuir com a rentabilidade do negócio e, claro, com a consolidação da marca.

Para ajudá-lo a entender melhor o assunto, reunimos abaixo algumas aptidões fundamentais nos profissionais da atualidade. Desenvolvendo tais habilidades, o sucesso é garantido. Veja só:

Saber trabalhar em equipe

Acredite: saber trabalhar em equipe é uma característica valorizada não só na vida acadêmica, mas também no mercado de trabalho. Aqui aquele ditado que diz que “várias cabeças pensam melhor que uma” faz total sentindo. 

Então, abandone de vez a ideia de individualidade e desperte o senso de coletividade. Entenda que juntos vocês podem elaborar soluções e estratégias mais eficazes para a empresa.

Além do mais, lembre-se que no ambiente corporativo existem pessoas com diversos estilos e formas de pensar e, diferente da faculdade, não é possível afastar aquelas que você não tem tanta afinidade. Nesse contexto, é necessário criar uma forma de trabalhar coletivamente, deixando de lado qualquer tipo de desavença.

Ter pensamento estratégico

Um bom profissional possui, sobretudo, um pensamento crítico e estratégico, sendo capaz de elaborar resoluções rápidas e efetivas. Ele sabe driblar os obstáculos, criando alternativas únicas, que contribuem com o aperfeiçoamento dos processos e da empresa como um todo. 

Por isso, as empresas buscam por esse tipo de profissional, que sem sombra de dúvidas se sobressai no mercado de trabalho e tem mais chances de conquistar uma vaga de destaque, com maior remuneração.

Ser proativo

Nada de ficar esperando o superior delegar tarefas para, então, ter uma atitude. Surpreenda-o tomando a iniciativa e realizando ações em prol da melhoria do negócio. 

Pode apostar: ser proativo garantirá pontos extras, afinal ninguém gosta de ficar explicando o tempo todo o que deve ser feito. O importante aqui é não ficar parado e ver o que pode ser realizado sem esperar necessariamente uma ordem. 

Saber negociar

O processo de negociação exige muito mais que apenas uma boa lábia. Para efetivar uma venda, por exemplo, você deve saber a abordagem correta para cada tipo de cliente, além de entender as suas expectativas e necessidades.

Também é preciso proporcionar um tempo adequado para que o consumidor leve em consideração o que foi informado. Não se esqueça ainda de que ser maleável e saber ouvir são outras características inerentes às pessoas que têm o dom de negociar. 

Possuir uma graduação

Antes um diferencial, hoje uma necessidade: fazer uma graduação é praticamente um pré-requisito para os profissionais que buscam uma colocação no mercado de trabalho. Isso porque um curso superior, além de oferecer conhecimento teórico e prático, também contribui com a formação pessoal.

A universidade, nesse contexto, é capaz de ampliar a visão do aluno, mudando inclusive sua perspectiva sobre o mundo e a vida, expandido assim, os horizontes do estudante e tirando-o da zona de conforto. Tal característica torna o profissional mais aberto às novas experiências e oportunidades, o que é ótimo para a empresa.

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Sobre o autor

Fernando Novais da Silva

Professor e Consultor, interessado em educação, arte, criatividade e empreendedorismo

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