Carreira

Confira 4 dicas poderosas para conseguir seu primeiro estágio

O mercado atual não está fácil. A concorrência está acirrada já que muitos jovens estão se formando na faculdade. Por isso, se você ainda está estudando, o ideal é ficar de olho nas oportunidades do primeiro estágio!

É no primeiro estágio que você vai ter o contato inicial com o mercado de trabalho, começar a batalhar pela estabilidade financeira e pela sua carreira, aumentar o seu círculo de contatos e poder ver na prática o que estudou na teoria. Além disso, com essa experiência, você aproveita a vida na faculdade ao máximo, já que une o aprendizado com a mão na massa!

Pensando nisso, preparamos o post a seguir com dicas poderosas para turbinar suas chances de conseguir o seu primeiro estágio. Fique ligado!

1. Pesquise as empresas do seu interesse 

Você provavelmente conhece aquela frase de motivação clássica: se você não souber aonde quer chegar, as suas chances de conseguir são muito pequenas.

Então, a primeira atitude que você tem que tomar para conseguir o seu primeiro estágio é pesquisar as empresas de seu interesse. É importante ter uma ideia bem definida de onde e como quer trabalhar.

Hoje em dia, existem muitos meios para fazer essa pesquisa. A internet, por exemplo, disponibiliza vários sites voltados para estágios. Além disso, muitas empresas postam em redes sociais a necessidade de novos estagiários.

Fique de olho também em murais na sua faculdade, pois costumam rolar muitos avisos e cartazes divulgando oportunidades de estágio.

2. Conheça instituições que ofereçam vagas de estágio

Muitas vezes a empresas dos seus sonhos não está oferecendo oportunidades de estágio no momento, mas não se desanime!

Uma forma diferente de você achar vagas é conhecendo outras instituições que ofereçam oportunidades de estágio. Um bom exemplo é o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), uma instituição filantrópica sem fins lucrativos que auxilia os estudantes nessa busca.

3. Amplie sua rede de contatos

Outra dica de ouro para conseguir seu primeiro estágio é conversar com amigos que já trabalharam em empresas do seu interesse.

Eles podem ajudar muito nesse processo, pois podem entregar seu currículo diretamente para os selecionadores de candidatos do estágio.

Mas não se limite aos seus amigos: amplie sua rede de contatos. Vá atrás de outros alunos que já estagiaram, participe de fóruns online, faça comentários nas redes sociais. Vale tudo para melhorar seu networking, que será de muito valioso para você no futuro.

4. Mantenha seu currículo atualizado

De nada adianta você achar o seu estágio dos sonhos e ter uma boa rede de contatos se o seu currículo estiver defasado. Dessa forma, mantenha-o atualizado com todas as suas experiências anteriores e suas habilidades específicas.

Não esqueça de preencher o seu currículo com as línguas que você domina, intercâmbios, trabalhos voluntários, os programas de computador que você conhece, como o Office, por exemplo. Vale inclusive experiências em empresas juniores no colégio e bolsas de iniciação científica.

Se mesmo depois de atualizá-lo, você sentir que o seu currículo está mediano, invista em novos estudos e cursos. Quanto mais conhecimento você tiver, melhor será o seu currículo.

5. Prepare-se para a entrevista

Você realizou as dicas anteriores e foi chamado para a sua primeira entrevista de estágio. Perfeito! O que não vale agora é ir despreparado para ela, com um vestuário inadequado ou muito nervoso.

Respire, tenha calma e prepare-se para a entrevista. Saiba qual tipo de roupa é usada e que formalidade é necessária para a empresa em questão.

Algumas companhias exigem o uso de roupas sociais e não permitem tatuagens à mostra e piercings. Em outras, é aceito o uso de roupas mais casuais, mas procure passar uma imagem de seriedade na primeira entrevista, respondendo bem às perguntas e de forma verdadeira e clara.

Quando você passar no primeiro estágio, aproveite ao máximo essa experiência! Desenvolva suas habilidades, relacione-se bem com gerentes para melhorar suas aptidões e crie um novo grupo de amigos. Comece sua vida profissional com o pé direito para que sua jornada no mercado de trabalho seja sempre positiva!

Quer saber mais dicas de como aproveitar ao máximo seu primeiro estágio? Siga nossa página no Facebook e fique atento às novidades!

Sobre o autor

Fernando Novais da Silva

Professor e Consultor, interessado em educação, arte, criatividade e empreendedorismo

Deixar comentário.

Share This