Educação

Como se organizar para estudar com qualidade?

Você tem aquela sensação de que falta tempo, planejamento ou motivação em seus estudos? Pois é, a gente sabe que estudar com qualidade é fundamental para conquistar a tão sonhada vaga no vestibular ou naquele concurso que você tanto deseja. E que tal começar agora?

Neste post, apresentamos as melhores dicas para que você passe na frente com foco, eficiência e — muita! — dedicação. Vamos lá?

Organize os seus horários

É isso mesmo! Organizar a sua rotina vai fazer toda a diferença em seus estudos. Por isso, observe em qual momento do dia você costuma ter mais disposição para estudar. O ideal é reservar, pelo menos, uma hora diária para se dedicar às matérias, aos exercícios e às revisões.

Faça um planejamento semanal

Além de organizar a rotina, fazer um planejamento de estudos é importante para quem deseja assimilar melhor os conteúdos e estudar com qualidade. A dica é separar dias e mais horários para as matérias que exigem maior dedicação.

Outra facilidade é separar e organizar os temas mais próximos, o que poderá te ajudar na memorização de temas mais complexos, por exemplo.

Crie metas para estudar com qualidade

Você sabia que traçar metas pode ser o diferencial em seus estudos? Confira o conteúdo exigido nas provas e, a partir de seu planejamento semanal, defina sempre alguns objetivos com prazos definidos.

Nessa hora, desenvolva a melhor estratégia para cumprir as suas metas. Afinal, a conquista é sempre motivadora!

Evite qualquer distração

Nada de usar smartphones, tablets ou demais aparelhos eletrônicos durante os seus estudos. Calculadoras e a internet devem estar à mão somente para tirar aquela dúvida. Lembre-se que as redes sociais, bem como aquele episódio da série devem ser deixados para os momentos de descanso e de lazer.

Outra ajuda para evitar distrações é escolher um espaço limpo, tranquilo e silencioso para as suas atividades.

Faça revisões no tempo livre

A revisão dos conteúdos é muito importante para memorização e aprendizagem da matéria. Se você planejou estudar de segunda a sábado, por exemplo, que tal reservar o sábado para retomar alguns exercícios e leituras mais cobrados?

Também crie o hábito de ler jornais e revistas em seu tempo livre. Afinal, estar por dentro das atualidades pode ser o seu diferencial.

Saiba quando descansar

Sim. Descansar é importante para manter a mente saudável e o aprendizado sempre em dia. Por isso, busque manter uma boa noite de sono de sete a nove horas para repor as energias.

Além do descanso, um momento de lazer também pode trazer relaxamento: tire sempre que possível uma folga aos fins de semana para sair com os amigos, ir ao cinema ou passear em um parque ou praça ao ar livre.  

Comece o quanto antes

Você sabe que, neste exato momento, existem outros candidatos que estão se dedicando para a mesma prova há semanas, meses e anos, não é mesmo? Mas nada de desanimar: o ideal é colocar todas as dicas acima em prática, definindo agora mesmo o melhor espaço, horário e o tema para estudar com qualidade.

E aí, pronto para começar? Esperamos que essas dicas sejam valiosas para a suas conquistas. Que tal compartilhar esse conteúdo com os seus amigos nas redes sociais?

Sobre o autor

Fernando Novais da Silva

Professor e Consultor, interessado em educação, arte, criatividade e empreendedorismo

Deixar comentário.

Share This