Carreira

Afinal, como descobrir se tenho perfil para ser professor?

Você acha a área da educação interessante e já se perguntou se tem o perfil de professor? Seja nessa ou em outra área, saber qual faculdade fazer é uma das dúvidas mais frequentes dos jovens.

Embora não haja uma fórmula mágica que indique se você nasceu ou não para dar aulas, realmente analisar alguns pontos é importante para saber se você leva jeito para essa profissão. Quer saber quais são? Continue a leitura!

Exercite o autoconhecimento

O autoconhecimento é importante para quem deseja saber se uma profissão realmente é compatível com sua personalidade. No entanto, somente conhecer a si mesmo não basta. É preciso saber se você tem as características que um professor deve ter. Algumas delas são:

Inteligência emocional

Ser um professor exige encontrar o equilíbrio entre paciência e firmeza, para colocar regras e manter a ordem durante as aulas sem se tornar autoritário demais. A inteligência emocional ajuda bastante neste aspecto.

Flexibilidade e percepção apurada

Ser flexível e ter uma percepção apurada também são qualidades importantes. Isso porque os professores precisam analisar o desempenho dos alunos para aplicar as estratégias certas para o processo de aprendizado, e muitas vezes as necessidades mudam de uma turma para outra.

Comunicação desenvolvida

A comunicação é uma ferramenta de trabalho do professor, por isso, ter essa capacidade bem desenvolvida é um grande passo. Assim como ser observador e gostar de diferentes áreas do saber (principalmente quem deseja fazer Pedagogia).

Resiliência

É comum falhar, principalmente no começo, quando ministrar aulas ainda é um desafio. Por isso, bons professores são aqueles que conseguem superar os erros e aprender com eles. Isso também inclui sair de sua zona de conforto para aprimorar seus pontos fracos.

Sede de conhecimento

Também é importante gostar de estudar, pois os educadores estão sempre se atualizando, em quaisquer áreas de atuação. Até porque, a educação é constantemente questionada, reavaliada e reformulada e manter-se informado pode ajudar no aprimoramento profissional.

Analise quais são suas expectativas

Qual seu objetivo ao tornar-se professor? O conhecimento é uma responsabilidade grande, pois muda a vida de muitas pessoas. Não é um trabalho fácil, de fato exige que haja um esforço grande do profissional, seja para planejar e transmitir os conteúdos ou aplicar e corrigir as avaliações.

Porém, a profissão também é uma das mais recompensadoras, já que você consegue observar o progresso e a mudança dos alunos, transformando vidas e ajudando a construir o futuro.

Se você é uma pessoa que gosta de ensinar, tem paciência e sabe quando e como se impor, então já são indícios bem fortes de que você pode ser um bom professor.

Faça sua escolha de acordo com seu perfil de professor

Vale lembrar que existem muitos tipos de professores, como os pedagogos, os licenciados e os universitários. Todos são igualmente importantes e você pode analisar qual o mais compatível com seus interesses.

Vale ressaltar também, que um professor é um aluno em constante formação, não apenas transmitindo conhecimentos, como também absorvendo experiências e aprendendo a melhor forma de incorporá-las em suas aulas.

Durante a sua formação como professor, você terá tempo de conhecer as teorias e todo o universo relacionado à educação. Também fará os estágios, que ajudarão a colocar em prática seus conhecimentos e testar suas habilidades.

Não é necessário ter todas as características que foram citadas. Na verdade, é comum que uma ou outra característica precise ser trabalhada, mas não desanime! Isso não significa que você não tenha o perfil de professor, significa apenas que ainda há o que ser aperfeiçoado, o que é normal.

Você gostou do texto? Que tal compartilhá-lo com seus amigos nas suas redes sociais? Provavelmente há outras pessoas com a mesma dúvida que você!

Sobre o autor

Faculdade São Fidélis

Deixar comentário.

Share This