Carreira

5 técnicas de memorização que você precisa aprender

O ensino médio acabou e você vai fazer uma faculdade. A cobrança intelectual vai ser maior e exigirá mais concentração, dedicação e disciplina. Além disso, para aproveitar ao máximo a vida universitária tirando as melhores notas, é essencial que você aprenda diferentes técnicas de memorização.

Muitos estudantes saem do colegial sem ter o hábito da leitura e sem saber como estudar direito e memorizar de forma eficiente. Quando entram na faculdade e se deparam com a quantidade e a complexidade do material que têm que dominar, entram em pânico.

Mas não se preocupe! Explicaremos no post a seguir 5 técnicas de memorização que você precisa aprender para tirar o maior proveito dessa fase da sua vida. Fique ligado!

1. Realize a repetição ativa

Um dos maiores equívocos cometidos pelos alunos na hora de estudar para uma prova é achar que em uma única leitura absorverão todo o conteúdo de um texto ou de um vídeo.

A repetição é essencial para que um conhecimento se consolide na memória. No entanto, não são todas as formas de repetição que são eficientes. Para você aproveitar ao máximo dessa técnica, ela precisa ser ativa. Mas o que isso significa?

Significa que você precisa realizar um esforço cognitivo considerável no momento em que estiver recapitulando uma matéria. Então, depois de ler um texto ou assistir a um vídeo, dê dez minutos de intervalo, pegue uma folha de papel e reescreva ou fale em voz alta todas as informações que você se lembra do assunto. 

Faça esse mesmo processo várias vezes ao longo do semestre para que o conhecimento não se perca. 

2. Converse sobre o assunto com amigos

Uma outra maneira de memorizar um conhecimento é conversar sobre ele com amigos e parentes. Ler e ouvir uma informação uma única vez não é o suficiente para sedimentá-la na memória.

Ao conversar sobre o assunto, você ensinará o que sabe para outra pessoa. O ato de ensinar, por sua vez, é uma das mais poderosas ferramentas para aprender e memorizar qualquer coisa. Afinal, os maiores especialistas em aprendizagem são os próprios professores. 

Então, não se acanhe e ensine seus amigos nos mais variados contextos, desde conversas de bar até em esperas em filas de banco.

3. Encontre algo que lhe interessa no assunto

Você já notou que, às vezes, é muito mais fácil se lembrar de episódios das suas séries favoritas ou nomes de marcas que você compra do que uma exposição de uma aula ou um texto que você leu?

Isso acontece porque tendemos a lembrar mais de coisas com as quais criamos uma conexão emocional. Além disso, temos mais motivação para ler e aprender temáticas que são do nosso gosto.

Portanto, toda vez que tiver que estudar alguma matéria para a faculdade, procure sempre alguma coisa que lhe interessa no assunto. Adote um olhar curioso, tentando estabelecer conexões com dados da sua vida e conhecimentos prévios acumulados.

4. Respeite o limite do seu corpo

Uma das dicas mais sábias sobre a memorização é respeitar os limites do seu corpo. Então, se você tiver muito cansado e precisar descansar, descanse!

Muitas vezes, é mais inteligente tirar um cochilo ou ter uma boa noite de sono do que se forçar a aprender alguma coisa. O seu corpo e o seu cérebro precisam de momentos de repouso para poder se concentrar de novo. Além disso, é durante o sono que as memórias são consolidadas e fixadas na sua memória de longo prazo!

5. Faça resumos e fichamentos

Outra ótima maneira de memorizar algum conhecimento e estudar com qualidade é fazer resumos e fichamentos sobre o assunto. Eles são úteis pois ajudam ao aluno a filtrar as informações mais relevantes, descartando o que não é tão útil no momento.

Dessa maneira, ao ler um texto ou assistir a uma aula, sempre anote os pontos mais importantes, criando fichas personalizadas. Crie legendas, diagramas e desenhos próprios, pois eles ajudam a tornar as matérias mais pessoais e conectadas ao seu dia a dia.

O que você achou dessas técnicas de memorização? Compartilhe esse post nas redes sociais e ajude os seus amigos a aprender e memorizar de forma mais eficiente!

Sobre o autor

Fernando Novais da Silva

Professor e Consultor, interessado em educação, arte, criatividade e empreendedorismo

Deixar comentário.

Share This