Carreira

5 dicas para sair da zona de conforto de uma vez por todas

Você acabou de concluir o ensino médio e está pensando em qual faculdade fazer. A vida adulta se aproxima e com ela aparecem novos desafios, oportunidades e responsabilidades. Essa é uma ótima fase para aprender como sair da zona de conforto e começar a construir a sua carreira.

A zona de conforto se refere basicamente a hábitos cotidianos aos quais estamos acostumados, e permanecer nela pode parecer agradável à primeira vista, pois exige pouco esforço intelectual, emocional e físico. Não ultrapassar seus limites, no entanto, cobra um preço muito alto ao longo do tempo.

O ser humano precisa de desafios constantes para se manter motivado e se sentir realizado em relação à sua carreira. Dessa forma, é vital sair sempre da sua zona de conforto para ter uma vida estimulante.

Pensando nisso, mostraremos no post a seguir 5 dicas para você parar de procrastinar e desafiar sua zona de conforto para alcançar seus objetivos e ter uma trajetória de sucesso e realização. Confira!

1. Tenha o sucesso sempre em mente

Muitas vezes permanecemos na zona de conforto porque tememos o fracasso e a perda. Novos desafios trazem situações inusitadas, as quais não sabemos como enfrentar de imediato. Além disso, tendemos a ter pensamentos negativos em relação ao futuro.

Uma boa maneira de lidar com isso é sempre ter o sucesso em mente quando estiver lutando para sair da procrastinação. Visualize-se alcançando suas metas e vencendo os obstáculos. 

Antes de dormir, passe alguns minutos na cama imaginando futuros positivos. Esse hábito lhe dará mais força e coragem para enfrentar a sensação de insegurança.

2. Trabalhe o seu estresse e a sua ansiedade

Se você tiver pensamentos negativos excessivos, você deve, além de mentalizar a vitória, trabalhar o seu estresse e a sua ansiedade diariamente.

Para isso, existem diversos meios interessantes, como a meditação focada, técnicas de respiração, yoga, exercícios aeróbicos – caminhada, corrida e natação –, exercícios de levantamento de peso. Se consultar em um psicólogo ou um terapeuta também é uma boa opção.

3. Busque parcerias com quem tem objetivos em comum

Sair da sua zona de conforto não precisa ser uma atividade solitária e isolada! Uma ótima maneira de fazer isso de forma consistente é buscar parcerias, grupos e amigos que tenham os mesmos objetivos que os seus!

Já ouviu aquela expressão: duas cabeças pensam melhor do que uma? Pois então, duas ou mais pessoas se ajudando também são mais fortes para enfrentar os desafios e obstáculos.

Mas é importante você encontrar alguém que esteja sintonizado com o seu ritmo de amadurecimento e que tenha objetivos em comum. De nada adianta fazer uma parceria que atrapalha ou não incentiva o seu crescimento pessoal.

4. Comemore com as vitórias e aprenda com os erros

Entenda que, nesse processo você cometerá muitos erros. Não se preocupe, isso é normal e faz parte do seu amadurecimento. Tenha uma mente aberta em relação ao aprendizado e encare cada falha como uma lição para ir em direção aos seus sonhos.

Ao mesmo tempo, você acertará em muitas situações e atingirá gradualmente os seus objetivos. Não se esqueça, portanto, de comemorar as suas vitórias. Não precisa ser nada muito luxuoso. Uma simples pose de vitória com as mãos para o alto ou se permitir comer sua comida favorita, já ajudam o seu cérebro a associar os seus acertos com pensamentos positivos.

5. Vivencie novas experiências

Para aprender a sair da sua zona de conforto, você terá que se acostumar a ter novas experiências em todas as áreas da sua vida. Isso inclui sair mais, viajar pelo mundo, aprender novos idiomas, conhecer pessoas com gostos e opiniões diferentes, criar o hábito da leitura, estudar sobre assuntos que você ainda não domina etc.

O essencial é se acostumar a fazer o novo, realizar toda a jornada com motivação e com o coração e a mente desprovidos de qualquer julgamento ou medo!

Quer saber mais dicas de como você pode sair da zona de conforto e ter uma vida mais incrível? Assine a nossa newsletter e receba convenientemente mais informações!

Sobre o autor

Fernando Novais da Silva

Professor e Consultor, interessado em educação, arte, criatividade e empreendedorismo

Deixar comentário.

Share This