Carreira

4 dicas essenciais para estudar à noite

Nos dias de hoje, as rotinas das pessoas estão cada vez mais flexíveis e dinâmicas. Nesse contexto, com a internet sempre disponível, é possível realizar qualquer atividade intelectual no horário que for mais conveniente. Muitos estudantes têm, inclusive, preferido estudar à noite para maximizar o seu aprendizado.

Ao contrário do que muitos acreditavam no passado, o período noturno tem sim diversas vantagens para quem quer se concentrar e usar essas horas para se preparar para um concurso, vestibular ou para passar nas matérias da faculdade. Só que para estudar à noite é preciso alguns cuidados.

Pensando nisso, mostraremos no post a seguir 4 dicas essenciais para quem quer se concentrar e aprender o máximo possível nesse período do dia. Fique ligado!

1. Use luzes mais fortes para não cair no sono

É muito comum para quem frequenta uma faculdade ou um cursinho ou trabalha durante o dia, usar a noite para poder estudar para as matérias aprendidas ou para um concurso público. A principal dificuldade desse período é o cansaço decorrente de um dia inteiro de atividades.

Uma boa maneira pra driblar esse cansaço é comprar uma lâmpada mais potente para ajudar a se manter concentrado. É impressionante como o uso adequado de um abajur ou de uma iluminação mais intensa pode fazer diferença no momento de afastar o sono!

2. Mantenha uma rotina fixa

Um dos principais erros ao deixar o estudo para noite é não se organizar direito e não manter uma rotina fixa, com metas bem estabelecidas.

Assim como para ter um ritmo de exercícios físicos regular é preciso ter o hábito constante de caminhar, correr ou frequentar uma academia, para maximizar o aprendizado durante a noite é necessário manter uma agenda regular e estabelecida, que se mantenha ao longo do tempo.

Dessa forma, é pouco produtivo deixar para estudar para uma prova de última hora, por exemplo, só na noite anterior ao exame. O seu corpo e a sua mente precisam do costume diário do estudo para maximizar a sua produtividade.

Manter uma rotina fixa também é uma ótima estratégia para não perder o foco para quem trabalha e estuda simultaneamente.

3. Estude primeiro as prioridades

Durante a noite, é normal estarmos mais cansados e com menos foco. Por isso, é essencial pra quem quem quiser aprender ao máximo nesse período, começar a estudar primeiro as matérias prioritárias ou aquelas que demandam mais energia e força de vontade.

Essa é uma boa maneira de vencer a procrastinação, otimizando melhor o tempo e estudo

4. Mantenha uma rotina de sono saudável

Estudar durante à noite não deve ser sinônimo de horas a menos na cama! Quem quiser manter uma vida produtiva, não deve nunca deixar de ter uma rotina de sono saudável, com pelos menos oito horas por dia.

Uma boa dica para que os estudos não atrapalhem o sono é deixar a escrivaninha pelo menos meia hora antes de ir dormir. Dessa maneira, o cérebro tem tempo de entrar no estado de relaxamento necessário à vigília.

Você gostou das dicas essenciais para estudar à noite? Aproveite a sua visita para assinar a nossa newsletter e receber as nossas atualizações na sua caixa de entrada!

 

 

Sobre o autor

Faculdade São Fidélis

Deixar comentário.

Share This